sábado, 23 de maio de 2015

Começar a Praticar Desporto

Como começar a praticar desporto?

Chegou o dia em que você tomou a decisão de começar a praticar exercício físico. Os motivos mais comuns são vários: dores na coluna, insatisfação com a aparência, tensão alta, colesterol alto. O ponto é: decisão tomada, como começar a prática dos exercícios físicos?

Antes de começar qualquer prática de exercício, a primeira pergunta que você deve responder é qual deles você mais gosta ou menos desgosta? Isso é muito mais importante do que parece.

A grande maioria das pessoas que começam no ginásio param dentro de poucos meses porque acham chato. Para aqueles que fazem yoga, a filosofia envolvida na prática pode não ser motivadora e, em algum momento, você vai acabar por se desmotivar. E mesmo com piscinas aquecidas, sair de casa no frio para nadar não é algo tão motivador assim. Portanto, escolha bem o desporto que fará parte da sua primeira rotina de exercícios para aumentar sua empolgação inicial. Quem sabe não é o momento de tentar aquelas aulas de escalada e dar uma agitação radical na rotina? Mas tenha um plano B, caso não consiga executar o desporto A.

Decidido o desporto, entra o fator social: encontre amigos ou familiares para praticar consigo. Nos dias em que eles estiverem desmotivados você os motivará e vice versa. Sejam insistentes e juntos, criem uma rotina da qual nenhum de vocês possa escapar.

Benefícios dos Exercícios Físicos

Além da melhor forma física, saúde mental, menos stress e mais qualidade de vida são apenas alguns dos efeitos colaterais da prática regular e bem orientada de exercícios físicos.

Tudo isso decidido, marque uma consulta médica para um check-up. Aqui o objetivo é descobrir se existe alguma condição que o impeça ou o limite em alguns desportos. Se você não tiver muito dinheiro disponível, recomendo que nessa mesma consulta, tente saber como se encontra a sua postura. Caso tenha possa dispensar algum dinheiro, marque mais uma consulta com um fisioterapeuta, que vai te orientar melhor nesse ponto. Os resultados obtidos vão estabelecer limites que todos precisamos para criar uma boa rotina de exercícios. Senão, logo nos primeiros dias teremos algumas lesões nada boas e sem saber porquê. E isso, sendo otimista, pois existem consequências piores.

É recomendável, mas não obrigatório, que consulte um nutricionista e saiba qual a alimentação apropriada para sua nova rotina. Não pense que terá de comer menos. O objetivo de ir ao nutricionista é aprender a alimentar-se melhor, pois isso irá ajudar muito no seu objetivo final, seja ele perder peso, ganhar músculos ou apenas melhorar a saúde.

O objetivo final também pode mudar a medida em que você pratica o desporto. Se no começo achava que só manter a forma estava ótimo, depois das primeiras semanas ganhar alguns músculos talvez não pareça tão difícil. Para chegar a esse ponto, o praticante deve sempre estabelecer metas reais. Você não vai querer correr mil metros em sprint no seu primeiro dia de caminhada. Cresça devagar, respeitando seus limites.

Um bom tempo dedicado ao alongamento e ao aquecimento evitará que fique afastado do seu desporto favorito por causa de lesões. Faça um registo semanal da sua evolução o que lhe permitirá obter uma visão realista do que fazer. A consulta com o médico lhe indicará zona de batimentos cardíacos que você tem de atingir para realmente conquistar os efeitos desejados.

Cansaço Físico

Para a maioria das pessoas que começam a praticar alguma atividade física, o segundo dia é muito mais difícil que o primeiro. Portanto, tome cuidado com a sua preparação e a quantidade de atividades que pretende fazer.

Parece difícil a primeira vez que você começa a praticar. Principalmente o segundo dia, se você não alongar corretamente no final. A acumulação de ácido lático que causa a dor muscular no dia seguinte é um desmotivador. Tome cuidado para não exagerar e sobrecarregar seu corpo. Para cada dia de exercícios, tire o dia seguinte de repouso ou se dedique apenas a atividades leves.

Tomadas essas decisões e indo com calma, você está pronto para começar a praticar os exercícios que tanto deseja. Não esqueça de sempre tentar atualizar-se.

Se tiverem perguntas, não exitem em perguntar.

DESPORTO É MAIS SAÚDE

Sem comentários:

Enviar um comentário